Guaramiranga

O menor município do estado do Ceará, Guaramiranga destaca-se como destino turístico pelo clima frio e agradável ao longo de todo o ano, sendo um dos municípios com menor média anual de temperatura da região nordeste. O município faz parte do Polo Serra de Guaramiranga. As suas principais fontes de água fazem parte da bacia metropolitana, sendo elas os rios: Pacoti e os riachos Candeias e Sinimbútantos, todos afluentes do rio Aracoiaba.

O turismo representa um forte componente da economia do município, graças aos seus atrativos como o clima serrano, as belas paisagens e os eventos acolhidos durante todo o ano. Guaramiranga é um dos destinos mais disputados de carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse mesmo período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues, evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional.

Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta os turistas com os seus atrativos naturais. Guaramiranga é também conhecida como “cidade das flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité. Para aqueles que preferem turismo de aventura, a nossa sugestão é conhecer a Cachoeira do Perigo, localizada em Baturité.

Guaramiranga é a cidade conhecida como Suíça cearense, por seu clima e características diferenciadas das outras regiões do estado. E isso pode ser comprovado pelas diferentes atividades e pontos turísticos que podem ser aproveitados na região, desde as belezas naturais da Mata Atlântica até as delícias que essa pequena e charmosa cidade tem a oferecer aos seus visitantes. Abaixo, você confere uma lista das principais atrações:

Serra de Guaramiranga
Com uma altitude de pouco mais de 835 metros, a Serra de Guaramiranga é o melhor local para aproveitar a exuberante natureza que pode ser encontrada apenas nessa cidade do estado do Ceará. É ali que a área preservada da Mata Atlântica se encontra, com um clima mais frio e úmido, assim como belas flores. Além disso, a Serra faz com que a paisagem seja de tirar o fôlego.

Foto: https://www.instagram.com/p/9kFPuPr2pd/

Pico Alto
O Pico Alto é uma das principais atrações para quem visita essa bela e incomum cidade do Ceará. Esse mirante natural tem pouco mais de 1,1 mil metros, a maior altitude da região. De seu topo é possível aproveitar toda a impressionante paisagem do Maciço de Baturité, que forma a região serrana da área. Além disso também dá para aproveitar as belezas das dunas cearenses e do característico sertão nordestino.

Foto: https://www.instagram.com/p/Bj-qgHSDE48/

Parque das Trilhas
Para quem adora fazer ecoturismo e deseja conhecer mais da natureza de Guaramiranga, o Parque das Trilhas é um dos melhores lugares para conhecer. Com cerca de 3,5 quilômetros de extensão, esse local conta com diversas opções para caminhadas ecológicas, que podem durar de 30 a até 90 minutos. Além disso, ainda é possível encontrar pequenas piscinas de pedras, locais de plantação de café, tirolesa e ponte de três cordas.

Foto: https://www.instagram.com/p/B04IitCHLGl/

Mosteiro dos Jesuítas
O Mosteiro dos Jesuítas é uma das construções mais antigas da região e é um ótimo lugar para se visitar, seja para os visitantes mais religiosos ou não. Além da bela construção de pedra, há também a charmosa capela do Sagrado Coração de Jesus e um enorme jardim que é puro charme. Outro grande atrativo é que o Mosteiro conta com um mirante com uma vista única para a região.

Foto: https://www.instagram.com/p/BaZKjO7AAbM/

Parque Handara
Para quem vai viajar com a família, uma ótima opção em Guaramiranga é visitar o Parque Handara. Nesse local, é possível conhecer um pouco mais da natureza que faz parte e embeleza ainda mais essa cidade cearense. Além disso, o parque conta com diversas atividades ecológicas pensadas para as crianças, como tirolesas, pedalinhos e pula-pula, assim como trilhas para os mais agitados e para os adultos.

Foto: https://www.instagram.com/p/BsHORTqnYe-/

Parque das Cachoeiras
Já o Parque as Cachoeiras fica um pouco mais distante, em Baturité. Ainda assim, é fácil chegar a essa atração que fica a cerca de oito quilômetros do centro dessa cidade vizinha de Guaramiranga. O local conta com diversas quedas, como o nome indica. A maioria dessas cachoeiras têm as condições ideais para o banho. Além disso, o Parque conta com um ambiente cheio de verde e belas paisagens naturais.

Foto: https://www.instagram.com/p/B-a2iSlFRyT/

Cafés
Com as temperaturas mais baixas que podem ser encontradas em Guaramiranga e as plantações de café que são comuns na região, os cafés são ótimas opções para os visitantes. Assim, é possível aproveitar não apenas deliciosas bebidas cafeínadas, como os doces que fazem muito sucesso na área. Não deixe de conhecer os diferentes estabelecimentos e bebidas e doces que podem ser encontradas no centro dessa bela cidade.

Foto: https://www.instagram.com/p/BCtf8t8nVIN/

Restaurantes
Outra grande atração da cidade é a sua deliciosa culinária. É possível encontrar diversos restaurantes tanto na zona central quanto na rural, todos com diferentes e únicos pratos para aproveitar. Desde a gastronomia nordestina tradicional até pratos mais rústicos é possível comer muito bem na cidade. Além disso, também é possível encontrar diversas alternativas de foundue e vinhos. Separe um momento da sua viagem para conhecer essa deliciosa parte da região.

Foto: https://www.instagram.com/p/CCirUlmjUfi/